HORÁRIO DE VERÃO

Horário de verão começa nesta madrugada no Brasil

Moradores das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País devem adiantar o relógio à 0h deste domingo

O horário de verão começa nesta madrugada de sábado para domingo e deverá proporcionar uma redução de cerca de 0,5% no consumo de energia elétrica nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País. Isso corresponde a 174 megawatts/hora (MWh) no Sudeste e Centro-Oeste e a 145 MWh no Sul. E equivale à energia consumida por uma cidade de 3,8 milhões de habitantes e de 1,1 milhão de habitantes, respectivamente. A estimativa foi feita pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.

À meia-noite de sábado para o domingo, os moradores dessas regiões terão de adiantar os relógios em uma hora. A medida vai valer até zero hora do dia 20 de fevereiro de 2011.

Segundo o secretário de Energia Elétrica, esse porcentual de redução de 5% na demanda é o mesmo dos anos anteriores. O principal objetivo do horário de verão é aliviar a carga entre 19 horas e 21 horas, período em que a maioria das pessoas chega em casa, toma banho e a iluminação pública é acionada. Como os relógios são adiantados em uma hora, esse pico do consumo é diluído, pois a luz natural do dia é aproveitada por mais tempo.

Nenhum comentário: