IPANEMA

--
Caros e caras,

Como vocês já devem estar acompanhando pela mídia, o governo quer realmente fazer a estação de metrô na praça N. Sra. da Paz.
O PSI, como é do conhecimento de todos se coloca frontalmente contra esta estação:

1) Entendemos que como já vai ter uma estação nos arredores do Jardim de Alá, não há a menor necessidade de ter uma outra em Ipanema deixando o nosso bairro com três estações, sendo que a da praça vai ficar praticamente colada à da Gen. Osório.

2) A estação de Gen. Osório já trouxe um adensamento insuportável para o bairro. Depois dela, o morador simplesmente perdeu o direito à sua praia no final de semana.O carnaval deste ano mostrou também os prejuízos que os moradores têm quando um mundo de gente vem para anarquizar, sujar e depredar o nosso bairro.

3) O Rio de Janeiro tem um histórico de desenvolvimento que foi indo em direção à orla da Zona Sul e depois da Zona Oeste deixando atrás de si um rastro de bairros degradados, empobrecidos. Já foram locais nobres, e cujos imóveis hoje valem um terço do que valeriam caso o dito "progresso" não fosse feito de forma tão predatória. Flamengo, Copacabana etc. são bons exemplos.

4) A praça N. Sra. da Paz é tombada.

5) Ela é o pulmão do bairro, suas árvores estão com mais de dez metros de altura. Quem vai repor?

6) As estações de metrô no Rio são monstrengos: têm uma imensa coifa, uma torre de respiração , que não é vista em nenhum lugar do mundo, e mais uma torre para o elevador. Elas são invasivas e a o que fizeram na Gen. Osório demonstra a pouca preocupação em respeito ao meio ambiente e às características de cada local.Depois da estação, o chafariz do Mestre Valentim, de valor histórico e artístico inestimável, que sempre deu um peso especial ao ambiente daquela praça, desapareceu em meio aos monstros construídos. Ninguém mais nota o chafariz.

7) Desde de que o Shopping Leblon foi inaugurado o fluxo de pedestres na região do Jardim de Alá se multiplicou infinitas vezes. É sinal de que o morador de Ipanema gosta de andar. A região está se revitalizando com novas lojas, pequeno restaurante onde era um bar muito feio etc.

A graça da vida em Ipanema consiste justamente nesta combinação de bairro descontraído, onde as pessoas gostam de andar e se encontrar nas ruas, mas que ao mesmo tempo oferece serviços e comércio de alta qualidade.
Não podemos deixar que estas características se percam e que o nosso bairro vire um despajadouro de gente que vai usá-lo, e deixar o bagaço.
A projeção de passageiros nesta linha é de 400.000 pessoas/dia!!! Nos números atuais, e evidentemente com tendência a crescimento.

O fato é que se esta estação se concretizar nos estamos dando um passo a mais, aliás gigantesco, para a copabanização do bairro, Por favor, não entendam este termo como preconceituoso em relação a Copacabana. Não resta dúvida de que Copacabana, que já foi o bairro mais caro do Rio, conta atualmente com imóveis cujos preços valem a metade dos paraticados em Ipanema.
Não podemos deixar que nosso patrimônio se deteriore

A nossa única chance como moradores é nos posicionarmos de maneira inequívoca contra a estação. A hora é esta porque se demorarmos mais o processo vai chegar a um ponto de não retorno.
Resolvermos fazer um abaixo assinado e uma enquete. A enquete que fizemos em 2010 e que demosntrou que 78.6 da população do bairro era contra o reveillon foi muito importante para a não realização da festa. Com estes dois instrumentos vamos mostrar que a população do bairro realmente não quer a estação N. Sra. da Paz.
Peço que cada um imprima os anexos enviados e se respnsabilizem por fazer o abaixo e a enquete em seus respectivos prédios e que também repasse a seus amigos e vizinhos.
Sei que muitos às vezes não se entendem com os síndicos, mas acho que todos devemos superar este tipo de problema em nome de um bem maior- a preservação de nosso bairro e a proteção do nosso patrimônio.

Ignez

Nenhum comentário: