ZUENIR VENTURA



ZUENIR,

AMEI SEU ARTIGO DE ONTEM " A PRAIA MARAVILHOSA". VOCÊ COM O SEU HABITUAL TALENTO CONSEGUIU TRANSMITIR A TODOS A EMOÇÃO E A BELEZA DE UM BAIRRO QUE ENCANTA HÁ DÉCADAS. NUNCA TERIA IMAGINADO A ISADORA DUNCAN DESCOBRINDO IPANEMA E TAMBÉM NÃO CONHECIA A CRÔNICA DO JOÃO DO RIO.
O ARTIGO VEM MUITO A PROPÓSITO, EM UM MOMENTO EM QUE A POPULAÇÃO DO BAIRRO SE MOBILIZA, JUSTAMENTE PARA TENTAR PRESERVAR ESTA AMBIÊNCIA MÁGICA QUE TANTO NOS SEDUZ. ENTENDEMOS QUE UMA ESTAÇÃO DE METRÔ NA PRAÇA N. SRA. DA PAZ, ALÉM DE DESNECESSÁRIA, VAI ACABAR COM A ÚNICA PRAÇA DO BAIRRO,DERRUBANDO ÁRVORES QUASE CENTENÁRIAS,COMPROMETER AS CARACTERÍSTICAS DE IPANEMA E A SUA AMBIÊNCIA MÁGICA.
NÃO TEMOS NADA CONTRA O METRÔ, QUA ALIÁS, JÁ CHEGOU AO BAIRRO E COM ELE ESTAMOS CONVIVENDO MUITO BEM, MAS SIM CONTRA ESTE MODELO DE "MODERINZAÇÃO " QUE NÃO LEVA EM CONTA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA LOCAL. O RIO TEM PAGO UM PREÇO MUITO ALTO COM A PERDA DE IMPORTANTE ACERVO ARQUITETÕNICO E ARTÍSTICO POR CONTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DESASTROSAS, NESTE SENTIDO. É EMBLEMÁTICO QUE O ÚNICO BAIRRO, SEM PRAIA, QUE TEM CAPACIDADE DE ATRAIR TURISTAS INTERNOS E EXTERNOS SEJA SANTA TEREZA, JUSTAMENTE O ÚNICO PRESERVADO. O INTERESSE NA MANUTENÇÃ DE NOSSA AMBIÊNCIA, DE BAIRRO SOLAR, ONDE O SAUDÁVEL HÁBITO DE CAMINHAR( NA HOLANDA 60% DO TRANSPORTE PÚBLICO É DE BICICLETAS) FAZ PARTE DO DIA A DIA DE SEUS MORADORES, É EVIDENTEMENTE DOS MORADORES DO BAIRRO, MAS TAMBÉM DE TODO O RIO. O QUE FAZ DE IPANEMA TÃO ESPECIAL PARA OS MORADORES DE OUTROS LOCAIS LONGÍNGUOS DA CIDADE? EXATAMENTE A SUA PAISAGEM, SEU VERDE E SUA AMBIÊNCIA. DO MOMENTO EM QUE COLOCAMOS ISSO EM RISCO, TAMBÉM ESTAREMOS TIRANDO DE TODA A POPULAÇÃO UMA POSSIBILIDADE DE LAZER IMPORTANTE. ALÉM, DE É CLARO, TIRARMOS DO PODER PÚBLICO UMA FONTE DE EMPREGOS, RENDA E IMPOSTOS.
UM ABRAÇO,

Nenhum comentário: