PRAÇA DA PAZ !



Se a NS da Paz pudesse palpitar sobre a sentença de morte que se avizinha dela, com certeza repetiria o que a estátua de Pinheiro Machado deve murmurar, em horas de mau humor - as últimas palavras dele:  "Ah, Canalha! Apunhalaram-me!". O monumento ao senador, que foi assassinado com uma facada nas costas por um desafeto político, em 1915, domina o centro do charmoso quarteirão verde de Ipanema, patrimônio da população do Rio de Janeiro. A Praça está no centro da polêmica da passagem do metrô por Ipanema/Leblon, mas ela não impede a passagem do metrô nessa rota que substituiu a original, que passaria por Gávea, Jardim Botânico e Botafogo. A Praça também não incomoda os que defendem acessos do metrô na região central de Ipanema, pois é possível fazer acessos, escadas rolantes que darão acesso às plataformas, sem tocar na Praça. O fato é que a grande maioria dos moradores e usuários de Ipanema é contra a destruição da NS da Paz. O fato é que a NS da Paz não impede a empreiteira de cumprir o contrato de levar o metrô até a Barra. Também é fato que a NS da Paz não impede o governo de atender às necessidades da população, preocupação que certamente está no cerne de suas decisões. Então, Deixem a Praça NS da Paz em paz!  

SL

2 comentários:

Sergio disse...

O que mais nos afronta neste "projeto" do Cabral, além do fato de abandonar o trajeto original do Metrô, é que a Praça é a materialização da DEMOCRACIA. Onde as pessoas podem se encontrar, espairecer, trocar idéias livremente, crianças brincam, pessoas conversam ... Mas nosso Governador-Imperador prefere DITAR !!! (nem é necessária essa estação GIGANTESCA, nem a retirada de tantas árvores... mas a ganância é enorme)

Anônimo disse...

SL: BEM PIOR QUE APUNHALAR O SENADOR PELAS COSTAS ESTÁ SENDO APUNHALAREM OS MORADORES DE IPANEMA POR TODOS OS LADOS.
JÁ PENSOU NUM TREM BARULHENTO E TREMEBUNDO PASSANDO POR DEBAIXO DOS PRÉDIOS, E SABE LÁ SE DE TANTO FAZER OS PRÉDIOS TREMEREM ELES SE DESESTABILIZARÃO EM POUCO TEMPO, APRESENTANDO RACHADURAS E OUTROS FENÔMENOS ASSEMELHADOS?
JÁ VIU COMO SÃO OS PRÉDIOS DA ORLA DE SANTOS, SP? LÁ NÃO PODEM USAR ELEVADORES PORQUE TUDO ESTÁ FORA DE PRUMO E INCLINADO !!!
E SABE DE OUTRA COISA: JÁ EXISTEM INSTALADOS EM ALGUNS PRÉDIOS AO LONGO DA VISCONDE DE PIRAJÁ, SENSORES DE VIBRAÇÕES QUE POSSAM PERTURBAR A ESTABILIDADE DOS MESMOS . . . NA ENGENHARIA CIVIL E NA GEOLOGIA EM PARTICULAR -- TUDO É POSSÍVEL !!!
POR EXEMPLO, PRA QUE SERVEM OS RESPIRADORES QUE EXISTEM PELO BAIRRO? TEM UM QUASE NA ESQUINA DE VP COM MARIA QUITÉRIA E HÁ OUTRO QUE EU SAIBA NOUTRO LUGAR.
ARRISCO EM AFIRMAR QUE É PARA LIBERAR EXCESSO DE GASES FÉTIDOS PRODUZIDOS NAS CAMADAS SUBTERRÂNEAS, GASES ESSES QUE PODEM SER EXPLOSIVOS (OS FAMOSOS METANO, BUTANO, PROPANO).
SABEM COMO SÃO PRODUZIDOS: PELA REAÇÃO NATURAL E BIOLÓGICA DE MATERIAIS EM DECOMPOSIÇÃO NAS ENTRANHAS, VERDADEIROS BOLSÕES D'ÁGUA PODRE NO CHAMADO LENÇOL FREÁTICO.
LEMBREM-SE QUE Ipanema EM LÍNGUA NATIVA SIGNIFICA ÁGUA PODRE (I-PANEMA).