PROPOSTA DE METRÔ


Assunto: Fw: ´proposta estação de metrô n. sra. da paz - planta - projeto de segurança de ipanema
 

 
 
 
Segue,para  conhecimento de todos, abaixo o link com a planta da estação de metrô N. Sra. da Paz, proposta ao Governo do Estado
pelo Projeto de Segurança de Ipanema.Compartilhem, divulguem!
 
 
.Na nossa proposta, como você pode ver no link a estação ficaria não no subsolo da praça e sim no da Rua Visconde de Pirajá entre Maria Quitéria e Garcia d'Avila, o que protegeria a praça integralmente tanto no seu uso comunitário quanto no seu ambiente, tão importante para a sustentabilidade do bairro.É uma proposta tecnicamente viável. Ela segue o mesmo modelo da estação Jardim de Alá que não ficará no sub solo do JA, mas sim no da Ataulfo de Paiva entre a Borges de Medeiros e Afranio de Mello Franco, coincidentemente do exato tamanho da quadra entre a Maria Quitéria e a Garcia.As saídas seriam nas calçadas da Visconde neste trecho.
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O PSI entende que a comunidade deve ser ouvida e que sua participação em qualquer proposta de políticas públicas têm de ser levada em conta, inclusive , para que as mesmas cheguem ao melhor bom termo possível.
A nossa proposta para a construção desta estação contempla alguns aspectos  importantes:
 
- respeito a um bem tombado;
- desnecessidade de propor um destombamento que claramente desagrada à maioria da população, não só do bairro, mas de toda a cidade;
- preservação integral da praça e da ambiência do bairro;
- sustentabilidade do bairro - oxigenação, manutenção da temperatura nos níveis atuais e ajuda na despoluição do ar;
- sentimento de acolhimento e aumento da auto estima da população por ver suas reivindicações atendidas;
- acabar com a polêmica proposta de transpante de árvores;
- garantir à população que sua praça vai continuar sendo praça e não um lugar onde 40.000/dia serão despejadas;
- não derrubar nenhuma árvore.
 
Por outro lado teremos uma obra mais traumática para o bairro e sobretudo para a população que mora na quadra entre a Maria Quitéria e Garcia d'Avila.
- o impacto da obra vai ser perfeitamente assimilado pelo bairro porque obra sempre vai haver. A praça fechada para as obras também seria um transtorno pois as crianças, idosos, deficientes e toda a população que usa a praça e que  ficaria sem o espaço. A obra em apenas uma quadra do bairro vai afetar somente aqueles moradores específicos. Para estes, temos meios de minimizar ao máximo os transtornos. Já estamos estudando propostas a serem levadas para o governo. em reunião a ser marcada de acordo com a melhor conveniência de todos.
De toda forma para o bairro como um todo e no longo prazo a nossa proposta atende muito melhor.
- teremos um bairro todo preservado e com metrô;
- se o metrô traz valorização dos imóveis em qualquer circunstância em um local que não vai se degradar - como ocorreu em todos os locais onde as estações de metrô foram feitas em praças e sem o necessário estudo deste tipo de impacto - Gen. Osório, Cardeal Arcoverde, Largo do Machado, Sanez Pena, Afonso Pena - a valorização vai ser muito mais expressiva.
 
O Rio de Janeiro paga um preço altíssimo pela perda de seu patrimônio arquitetônico, artístico, cultural, social ,histórico e pela perda de sua memória, exatamente por ter adotado uma polítca de desenvolvimento que não contemplou a preservação deste patrimônio.
A cidade foi crescendo deixando para trás bairros empobrecidos, degradados e descaracterizados. A  excessão à regra fica por conta de bairros como Santa Teresa - o único sem praia e que se constitue em pólo turístico cada vez mais importante, exatamente por estar todo preservado. Urca e Grajaú também são exemplos bem sucedidos de preservação patrimonial.
O PSI e todos seus voluntários se colocam inteiramente à disposição do governo para participar de qualquer reunião com moradores, prestadores de serviço  e comerciantes do bairro para apresentar e discutir  esta nova proposta.Temos certeza de que governo e população unidos, vão poder dar um exemplo de seriedade e transparência no trato da coisa pública, que vai resultar em Ipanema preservada integralmente, mas com bom serviço de metrô. É o que todos queremos.
 
um abraço,
Ignez

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